Consórcio

Entenda o Consórcio

O Consórcio é a modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas e/ou jurídicas, constituindo-se em um mecanismo de poupança programada e construção de patrimônio, por meio da aquisição de bens e serviços, sendo a Administradora de Consórcios, responsável por reunir os consumidores interessados.

Atualmente, o Sistema de Consórcios representa os interesses de cerca de 6,5 milhões de consorciados e é responsável pela movimentação de aproximadamente 34 bilhões de reais, correspondendo a aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, tendo entregado aproximadamente 10 milhões de bens nos últimos dez anos.

Entenda os termos utilizados no consórcio:

Administradora: pessoa jurídica autorizada pelo BACEN a formar Grupos de Consórcio e a atuar como gestora dos negócios do grupo e mandatária de seus interesses e direitos, ou seja, executora de ações autorizadas contratualmente pelo grupo;

Carta de crédito: Documento emitido pela ADMINISTRADORA, quando da contemplação do CONSORCIADO, informando o valor do crédito a que o CONSORCIADO tem direito, mediante o cumprimento das condições ali descritas, principalmente a de aprovação em análise de crédito e que lhe permite iniciar o processo de escolha e de aquisição do bem.

Taxa de Administração: é a remuneração devida pelo consorciado, fixada e contratada pelo total descrito no Quadro-Resumo, referente aos serviços prestados pela administradora para a formação, organização, administração, e gestão dos interesses do GRUPO.

Consorciado: é a pessoa natural física ou jurídica que integra o GRUPO e que assume, como titular de COTA, a obrigação de contribuir para a consecução integral dos objetivos do grupo.

Cota: é a fração que representa a participação do CONSORCIADO no GRUPO, identificada por um número, determinado e informado após a adesão do CONSORCIADO, em correspondência a ele enviada.

Fundo comum: valor correspondente à contribuição mensal dos consorciados para o próprio fundo

Lance fixo: O lance fixo corresponderá a 20% do total de parcelas remanescentes - SALDO DEVEDOR - do ofertante.

Lance livre: os lances livres são definidos em percentual sobre o CRéDITO OBJETO DO PLANO, sendo considerado vencedor o consorciado cujo lance representar o maior percentual, calculando com 4 casas decimais e arredondamento padrão, ou seja quando a quinta casa decimal for maior do que cinco, arredonda-se a quarta casa para cima, quando igual ou menor que cinco, mantem a quarta casa conforme apurado.